terça-feira, 17 de setembro de 2013

Resumo do artigo: CIÊNCIAS E CRIANÇAS: delineando caminhos de uma iniciação às ciências para crianças pequenas, de Dominique Colinvaux.


Por: Denise Machado Moraes (Aluna de graduação da UFSM) O texto visa contrapor as afirmações de que a iniciação cientifica seria muito complicada para crianças pequenas, e seria inalcançável para as mesmas, pois elas não estão preparadas para lidar com ideias abstratas, trazendo novos argumentos, discussões e perspectivas sobre o tema. A autora afirma que iniciação cientifica para crianças pequenas, ainda hoje é vista como um tabu. Posto que a suposição ainda vigente é de que ensinar conteúdos como física, química ou biologia a crianças das series inciais é impossível, tanto isto é verdade que atualmente, no que diz respeito a formação dos educadores que irão trabalhar com estas crianças, pouca ou nenhuma ênfase tem se dado as áreas cientificas. Ou seja, se forma educadores não instrumentalizados em matérias cientificas, acreditando que as crianças das series iniciais não são capazes de absorver tais conhecimentos. Pensamento este que segundo a autora, não parte exclusivamente dos cientistas, mas também dos educadores, tanto dos graduandos, quanto daqueles já formados no curso de pedagogia. Pois estes ainda possuem a ideia de que “as crianças são concretas”, e incapazes de desenvolver pensamentos abstratos. O que a autora rebate salientando que nos últimos 40 anos inúmeros estudos vem sendo realizados sobre bebês e crianças pequenas, evidenciando que a criança pequena é muito mais capaz do que imaginávamos. Desconstruindo aquela imagem de criança como um ser incompleto, que não sabe e não é capaz, reconhecendo a precoce riqueza e complexidade de cognição infantil. Reforçando seu ponto de vista a autora nos aponta diversos exemplos e pesquisas sobre cognição infantil, que demonstram a capacidade da criança pequena pensar, e pensar bem, e de certa forma convergindo com o pensamento cientifico. Propondo por fim uma educação em ciências baseada na experiência, linguagem e conhecimento, concluindo que a iniciação às ciências para crianças pequenas pode sim ser possível.

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